Eleições brasileiras 2022: Confira seu local de votação no exterior e saiba mais sobre voto em trânsito
As eleições brasileiras acontecem neste domingo e você brasileiro que mora no exterior poderá exercer seu direito ao voto se já tiver transferido o seu título.
Por dia em Direitos e deveres
Para os brasileiros que já transferiram o título de eleitor e votam no exterior podem exercer o seu direito ao voto e ir às urnas neste domingo. Se você quer conferir o seu local de votação, basta baixar o aplicativo E-TITULO em seu celular e após, procure o menu: onde votar, ali vai aparecer o local de votação.
Se você mora em New York, New Jersey e Pensilvânia, o local de votação será em Manhattan (New York), o endereço é Cathedral High School - 350 East 56th Street zip code 10022, New York-NY, essa é a Zona Eleitoral 1.
Em Miami a Zona Eleitoral 001, seção 0792 fica no endereço: Miami Dade College - Kendall Campus, 11011 SW 104th Street, building R Building 9000 - Miami-FL.
Existe a previsão de voto em trânsito em território brasileiro para o eleitor domiciliado eleitoralmente no exterior, contudo a formalização do pedido teria de ter sido feita, até 18/08, presencialmente em um Consulado ou Embaixada. Se não tiver sido feita, ter-se-á que proceder à justificativa da sua ausência às urnas.
As eleições acontecerão nos dias 2 (1º turno) e 30 (2º turno) de Outubro de 2022, das 8h00 às 17h00 horário local.
IMPORTANTE SE VOCÊ NÃO PUDER COMPARECER:
O eleitor do exterior que não puder comparecer às urnas deverá fazer a justificativa de ausência referente ao turno que não puder se fazer presente para exercer a obrigatoriedade do voto (se se ausentar em dois turnos, terão de ser duas justificativas).
Se NÃO PUDER VOTAR nos dias 2 e 30 de outubro de 2022, o eleitor deve justificar a ausência de votação eletronicamente: https://justifica.tse.jus.br/ ou PELO APP E-TÍTULO (60 dias após cada TURNO DA ELEIÇÃO, não se justifica antes das eleições acontecerem). Não se faz por e-mail nem pelo papel impresso no exterior.
Há uma aba no aplicativo E-TÍTULO, denominada "Mais Opções". Entrando nessa aba, tem o recurso de justificativa do voto denominado "Justificativa de Ausência".
Documentação de justificativa de ausência às urnas dependerá da motivação da ausência do eleitor às urnas. Por exemplo:
comprovante de residência, se o motivo da ausência dele às urnas for em função da distância do local de votação; documento que ateste questões laborais; atestado médico por questões de saúde.
Além de anexar um documento que justifique a ausência às urnas, poderá anexar outros que considere pertinente também. A análise da justificativa é feita pelo Juiz Eleitoral responsável por aquele determinado eleitorado.
Fonte: TSE